Você já pensou em ter uma Chinchila de estimação?

Se você busca um pet de pequeno porte para ter de estimação, as Chinchilas são roedores simpáticos, além de terem uma natureza curiosa, dócil e gentil, sendo assim, um ótimo animal de estimação.

 

Quais cuidados são necessários para se ter uma Chinchila de estimação?

As Chinchilas podem viver em gaiolas adequadas para roedores de preferência altas, pois as chinchilas são animais muito ágeis e podem saltar até cinco metros no ar, por isso, espaço torna-se essencial para o bem-estar do pequeno.

As Chinchilas são animais silenciosos. Então por este motivo, eles se adaptam melhor a ambientes calmos e tranquilos, sem muito barulho. Se você gosta de um ambiente agitado, não indicamos que você tenha uma Chinchila.

Com relação a alimentação, invista em alimentos específicos para roedores, como rações, pois esse tipo de alimento tem nutrientes e vitaminas para atender a alimentação desses animais que são herbívoros.

Outro dado interessante é que as Chinchilas têm dentes com raízes abertas, ou seja, eles podem crescer durante o longo da vida, por isso, é importante dar brinquedos que estimulem a mastigação para poder ter esse “desgaste” dos dentes.

Outras curiosidades e porque ter uma Chinchilas de estimação:

As chinchilas têm o pelo mais macio do mundo, chegando ser 30 vezes mais macio que o cabelo humano, isso porque, eles têm 50 ou mais fios de cabelo por folículo, ao contrário de nós humanos que possuímos apenas um.

Outra dica para você que quer ter uma Chinchila de estimação é que banhos com água não são indicados, pois a umidade pode fazer com que os pelos do animal caiam. Mas para banhos nesses animais, o mais indicado são banhos de poeira para remover óleo ou qualquer humidade do seu pelo.

As chinchilas se comunicam uma com as outras através de grunhidos com guinchos ou com outros sons

As chinchilas não devem ser colocadas juntos com outros pequenos animais, pois elas, não são muito receptivas.

Outra curiosidade, é que ao comer, as chinchilas tendem a sentar de cócoras e utilizam as patas dianteiras para segurar a comida!

Uma característica que impressiona é sua longevidade. Ela pode chegar a 20 anos de vida. Mas para isso é necessário que seja acompanhada regularmente por um veterinário especializado.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais sobre outros roedores? Veja nossa matéria clicando aqui!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *