INFLAMAÇÃO: DEFESA DO ORGANISMO DOS PETS

Ela é responsável por bloquear a invasão de microrganismos patógenos, agentes irritantes e reparar o tecidos lesionados (cicatrização). Por isso, contrário do que muitos imaginam, A INFLAMAÇÃO equilibrada é BOA.
O problema é quando ela se torna excessiva. E nestes casos é necessário o uso de anti-inflamatórios.

Hoje vou falar sobre os Corticosteroides (mais conhecidos como Corticoides) uma classe de medicamentos muito prescrita pelos veterinários.
Os Corticosteroides inibem Fosfolipase A2 e as COXs. Resumindo, eles inibem toda a cascata da inflamação, dizemos é a defesa do organismo dos pets. Mas na prática significa que elimina rapidamente sintomas dermatológicos (alergias, coceira, vermelhidão, dor), artrites entre outros.
O problema é que muitos proprietários fazem uso sem prescrição veterinária (ora porque viu no Google, ora porque alguém disse que é bom, ora porque o balconista da loja sugeriu), no entanto, o uso irregular de corticoide pode ser muito prejudicial ao seu pet, portanto, abaixo vamos explicar melhor sobre este assunto.

Os corticoides, quando usados sem acompanhamento veterinário, trazem diversos EFEITOS COLATERAIS:

Distúrbios no sono, agitação e irritabilidade, aumento insulina no sangue, alterações no sistema imunológico, má digestão, úlcera, distúrbios no pâncreas, reações alérgicas locais e até problemas oftálmicos. Então, por isso nunca use um medicamento sem acompanhamento veterinário.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais sobre outros roedores? Veja nossa matéria clicando aqui!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855