Segunda-feira e exageros alimentar no final de semana do seu pet

Segunda-feira é dia de amargar os abusos do fim-de-semana. E para aquela sensação de estufamento e queimação no estômago, nada melhor que um antiácido ou aqueles medicamentos que terminam com “prazol”…vamos ver como estes medicamentos atuam?

Para combater os exageros alimentar no final de semana, muitas pessoas utilizam os Inibidores da Bomba de Prótons (IBPs) suprimem a acidez gástrica, ou seja, deixam o pH do estômago mais alcalino. E pode parecer que isto é um excelente benefício.Mas o estômago precisa de um pH ácido para digerir os alimentos (principalmente as proteínas); o Cálcio precisa de um estômago com pH ácido para ser ativado e as bactérias “boas” precisam de um oH ácido para se proliferem no estômago (as bactérias patogênicas se proliferam bem em um estômago com pH alcalino, mas não é isso que queremos).

A bula deste tipo de medicamento tem indicação para: “Pacientes CRITICAMENTE enfermos com alto risco de sangramento gástrico e prevenção de ulcera gástrica pelo uso prolongado de anti-inflamatórios.”, sendo assim muitas vezes não visto pelos tutores

Apesar de ser muito utilizado sem acompanhamento veterinário e fácil de comprar em qualquer drogaria e em lojas especializadas de pet, os prazóis tem inúmeros efeitos colaterais.

Portanto se seu pet tem problemas estomacais, faça uma visita ao veterinário. E mesmo assim, não esqueça de informar caso costume dar medicamento sem prescrição.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855