Shar Pei – Calmo, gentil e muito fofo

Quem nunca se apaixonou pelas dobrinhas de um Shar Pei? Eles são fofos, parecem um cachorrinho de pelúcia, suas dobras e sua carinha são encantadoras, sua aparência enrugadinha, focinho de hipopótamo, olhar marcante e língua preta-azulada.

Sua aparência diferenciada junto com o seu temperamento calmo e gentil, faz da raça Shar Pei ideal para crianças ou pessoas que gostam de animais independentes

Com origem na China, o Shar Pei era usado por fazendeiros para a função de cão de guarda, proteção, caça e pastoreio e até mesmo para rinhas. E teve a entrada na América nos Estados Unidos em 1970 na tentativa de salvar o extermínio da raça na china

Quais as características da Raça Shar Pei?

Eles medem de 44 a 51 cm, possuem muitas rugas pelo corpo, a cara larga e as narinas bem abertas. O focinho é longo e os lábios são extremamente carnudos. A língua, o céu da boca e as gengivas são no tom azulado, algo raro em cachorros. Suas orelhas são pequenas e possuem um formato triangular com as pontas arredondadas. Uma das características mais marcantes do sharpei é seu pêlo bastante duro, curto e eriçado, sem subpelo.

Qual é o temperamento  da raça Shar Pei?

Os Shar Peis são calmos, leais, valentes, independentes e muito apegados à família. São cães silenciosos, latindo apenas quando sentem que sua família ou território estão sob ameaça. Eles têm um instinto de defesa bem aguçado e costumam atacar quando acreditam que a casa esteja sendo invadida.

E o convívio com a raça?

Eles são muito companheiros, não gostando de ficar muito tempo sozinhos. Eles são extremamente felizes ao lado do tutor. Por ser um animal que late pouco, é uma ótima opção para quem mora em apartamento. Amam carinho, brincadeiras, mas por incrível que pareça eles não demonstram afeto. Não são fãs de apertos e abraços mais fortes. Os Shar Peis são extremamente inteligentes, aprendem tudo muito rápido, mas são muito teimosos, fazendo apenas o que acha necessário.

Convivem bem com crianças, idosos e outros animais. Gostam de passeios curtos.

E com relação a higiene e cuidados?

Para manter a higiene, lave o rosto e o corpo com xampu neutro e o banho deve ser mensal, se atentando em secar bem as dobras do animal com toalhas, exposição ao sol e secador, para que não desenvolva dermatite em sua pele.

Quer saber sobre cães vira-latas, clique aqui

E saber mais sobre a raça Shih Tzu? Clique aqui

Yorkshire?

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *