Você sabia que pets podem ter problemas renais?

A doença renal é a segunda maior causa de mortes em cães (atras apenas do câncer), e está ligada a hábitos comuns a maioria dos tutores. E hoje falaremos das 5 principais causas e 4 dicas para prevenir.

Mas para falar sobre as causas e como prevenir problemas renais nos pets, precisamos entender as principais funções dos rins:
•Excreção e Destoxificação – o rim é responsável por transformar os metabolitos desnecessários e/ou indesejados e eliminá-los pela urina.
•Equilíbrio da água no organismo – facilmente visualizada na coloração da urina
•Equilíbrio dos minerais no sangue – importante para diversas funções no organismo como a regulação da pressão arterial
•Ativa a vitamina D – Considerada a mais importante de todas as vitaminas
•Produção dos glóbulos vermelhos – responsáveis pelo transporte de oxigênio para todas as células do organismo.

As 5 principais causas que podem levar os pets podema  ter problemas renais:

1)OBESIDADE
2)DIABETES
3)HIPERTENSÃO ARTERIAL
4)REINCIDENCIA DE CÁLCULOS E/OU INFECÇÕES URINÁRIAS
5)O USO INDISCRIMINADO DE MEDICAMENTOS

4 dicas para prevenir problemas renais em pets:

1)ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Os cães têm uma grande dificuldade em metabolizar os carboidratos. Agrados como pão, pizza e outros alimentos “para humanos” são verdadeiras bombas relógio para pets;
2)EXERCÍCIOS FÍSICOS – o ideal é que os passeios sejam diários
3)USO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO VETERINÁRIA – Medicamentos “inofensivos” como anti-inflamatórios e omeprazol (comprados facilmente em drogarias e lojas especializadas) podem ser nefrotóxicos se utilizados de maneira errada.
4)LEVE REGULARMENTE SEU PET AO VETERINÁRIO – Como a doença renal aguda é silenciosa, é necessário fazer constantemente exames. Quando descoberta no início, evita problemas muitas vezes irreversíveis.
Compartilhe estes posts com todos seus amigos e familiares que tem pet.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855